segunda-feira, 26 de junho de 2017

TUDO CABE NO PLANETA CIORAN






Resultado de imagem para Emil Cioran
Emil Cioran











E tudo é o mesmo lugar


Lúcio Buscheta





“Não se volta o mesmo do paraíso ou do inferno”.
Emil Cioran




-         Quando estive no paraíso?

-         Quando escapei do inferno?

Ah! Ah!

Não estive em um único paraíso.

Lugares. Paraísos, como os lugares, foram muitos, ao sul e ao norte, em terras quentes e em terras frias, em noites e em dias, em paraísos de pessoas e estive também em paraísos individuais e coletivos. 

Ah!

E em paraísos solitários.

Estive em profundos paraísos interiores, profundamente, insolentemente, desesperadamente, maravilhosos, com pessoas, com pessoas que tenho comigo e perdidas em mim e fora de mim.

Homens e mulheres, além de seres e coisas. Um animal, por exemplo, um cavalo corredor, um cachorro, um pássaro, aquele pássaro preto que me acompanhou dias e dias, longos dias dentro de uma prisão.

O paraíso é o outro. Tem razão Sartre, como tem razão Cioran.

Não se volta o mesmo do paraíso.

O paraíso é lugar e é além de um lugar, um simples lugar, um complexo lugar.



...frequentei pessoas em demasia que escreveram em excesso... 
Cioran