quarta-feira, 28 de setembro de 2016

VERDADE NA MEMÓRIA










A casa da verdade e a fuga da mentira

Roberto Pio Bastos




Aletéia é o não esquecer... O que não se esquece é a verdade.

- Aquilo que você não esquece é verdade? 

- Então, a mentira lembrada pode ser verdade?

- Onde entra a memória inventada, a falsa memória, uma falsa verdade?

A  Assembleia Legislativa de Minas, da rua Tamoios, prédio já demolido, foi para a Cidade Jardim. 

Na rua Tamoios, o deputado herói pracinha da grande guerra, mesmo no  seu silêncio da tribuna, é ouvido como se estivesse no campo de batalha.

- Ele lutou na segunda grande guerra!

Apontam para ele e nele se fixam olhares que reinventam batalhas heroicas e que há três mandatos o devolvem para ser o Herói Apontado.

Para o jovem que observa não se justifica o tanto que se apregoa e uma memória ainda não avaliada como fato inquestionável.

Para aquele adulto, que carrega a pasta do Deputado Herói Apontado, não se discute nada, é um herói, e pronto e o povo, convencido, o devolverá sempre à Assembleia até que o esquecimento (a mentira) prevaleça.

Lembra personagem de romance que, ao relatar suas façanhas na resistência à invasão da Rússia, por Napoleão, que contou como perdeu a perna em uma batalha a um amigo do príncipe Michikin. A perna o desmentia quando ficava sóbrio. A perna estava ali intacta.

Destrói-se ou confirma-se que a mentira tem perna curta.

Rio Letes – Para se chegar ao inferno deve-se atravessar o rio do esquecimento - esquecer de tudo.

Quantas vezes na vida, quantas vezes no dia, o homem não atravessa o Letes? 

Quantas vezes ao dia o homem não chega ao inferno, não está no inferno, além do esquecimento?

– Não esquecer (a verdade) lembrar (sempre) ter a verdade não seria inútil, impossível e difícil para um homem ao longo de sua vida, ao longo de um dia?

..........


- Garoto, sempre se acredita no poder da palavra. Palavra como expressão, como verdade e ou possibilidade da verdade, como fuga, como experimento, como mágica.

- Agora, meu amigo, aos quase noventa anos, assusto-me com tantas dúvidas, tenho dúvidas do aprendizado da palavra.

- Para que aprender a ler e a escrever? Qual o sentido deste aprendizado?

Resgata-se aqui, as dúvidas de Thomas Mann, em A Montanha Mágica, sobre escolas como penitenciárias, destruidoras da vida dos jovens e como “acessório da supremacia burguesa”.

Crescem os temores de que há uma complexa rede de controle e de domínio do homem, de submissão de todos os homens.

Nesta intrincada rede, a palavra e a gramática seriam tanto instrumentos de aprisionamento do homem como o seriam as celas e as grades de uma prisão, como seriam os guardas que limitam a caminhada dos presos, impõem as palavras certas e as palavras erradas, o escrever certo e o escrever errado.

- Não haveria uma gramática libertadora, criadora? Não haveria um léxico subversivo, audaz, insubmisso?

- Começa-se, então,  a buscar as origens destas preocupações e destas cautelas, destas dúvidas e destas indagações – uma fonte rica, riquíssima, seria Espinosa.

- Não se tem certeza disto se não se chegua à análise da gramática iídiche.

Em Espinosa evidenciam-se as pistas do que se trata desta preciosa abordagem de aprisionamento do cérebro.

- Heidegger também – “a linguagem é a morada do ser”, aí se lê também que a linguagem pode ser o cárcere do ser.

Entrando naqueles países baixos, na época de Spinosa, dá para imaginar a sua luta para sobreviver, o seu dia a dia. Sua resistência pela liberdade.

Vê-se naquele homem sua grande ousadia (era, com certeza, um homem extremamente alegre e debochado) e seu imenso desprezo pelas poucas chances de libertação – assim se entende seu ofício (seu deboche) como polidor de lentes (uma metáfora) para a busca da visão possível, da melhor visão, do aprimoramento da visão, da correção da visão.

Isto sem trazermos A Galaxia Gutemberg, em que Marshall McLuhan (**) aponta a introdução da tipografia na desorganização mental dos indivíduos e na origem de graves doenças psíquicas.




Notas


(*) Aletéia
Heráclito de Éfeso, in Pré-socráticos, cole;ão Os pensadores, da Abril, 1978, p 79
B – Fragmentos
Sobre a natureza
1.                 Sexto Empírico, Contra os Matemáticos, VII,132

...Aos outros homens escapa quanto fazem despertos, tal como esquecem quando fazem dormindo.

2.                 No grego lanthánei, do mesmo tema de léthe (= esquecimento), que forma a-létheia (lit. não esquecimento) = verdade


(**)A Galáxia de Gutenberg é uma obra de Marshall McLuhan, na qual este analisa a emergência da escrita e da tipografia. A tecnologia tipográfica que nasce com Gutenberg é fundadora da modernidade e da civilização industrial. Num primeiro momento, com a escrita, há uma transição da cultura tribal, fechada e estável para o aparecimento do homem alfabetizado, individualizado, vivendo na instabilidade das sociedades modernas. Num segundo momento, com o advento da tipografia, intensifica-se o culto do indivíduo, a ideia de nação. Segundo McLuhan, nacionalismo, industrialização e mercados de massa são resultado da extensão tipográfica do homem.


http://www.citi.pt/estudos_multi/ana_cristina_camara/gutenberg_marconi.html