segunda-feira, 26 de setembro de 2016

MESA PARA DOIS









A arte de preparar 


o chuchu e o amor


 





Horácio de Matos Costa





Primeiro, acho que o chuchu escreve-se melhor, correta e graficamente como xuxu. Cedendo às normas da boa ortografia pátria, (Pátria? Pátria escreve? Pátria fala? Patria vive?) fiquemos com o chuchu correto. Inautêntico, plasticamente.

Ao chuchu e à vida.

Observe as pessoas com as comidas. Como elas fazem as comidas. Como elas preparam o alimento. Como cortam, aí há segredos como o corte correto da carne.

Conheça os temperos e, quando for possível, grave, o mais profundamente em sua mente, as conversas e a sabedoria, a cultura e as histórias fabulosas – jamais as esqueça, são profundas e válidas lições de vida.

A preparação de uma feijoada em minha terra vem com a fazenda, com o leitão, com o abate, chega da mais distante relação produtiva, diferente, não menos importante, quando numa cidade grande, as partes da feijoada, embaladas em sacos, tabeladas, já pesadas, medidas certas para o número certo de pessoas, algumas vezes com muito mais facilidades e uma oferta maior de alternativas e de variados produtos – tudo muito sortido.

Aí seja criativo e resgate a fazenda, desembale, recrie sonhos e fazeres, rituais e princípios.

É o novo espaço e a nova maneira com que a vida se permite recriá-la, embalá-la e desembalá-la.

Assim, há alguns dias tenho conversado com Tezinha sobre o chuchu e o preparo do chuchu. Isto depois que na mesa chegou algumas vezes o chuchu em grandes pedaços e, algumas vezes, frio.

Não sabiam preparar o chuchu, valorizar o chuchu, o seu sabor especial, em que se tem que ter a quantidade certa de gordura e a quantidade certa de fogo.

Havia amargor, dor e ressentimento, quase vingança em quem trazia, fazia e trazia, o chuchu para a mesa.

Assim, como saber o tamanho do corte – é no tamanho que está um dos segredos da preparação do chuchu. Alimento delicado e saboroso que está a magia da pessoa ou o feitiço.

Hoje, foi a segunda vez que nós dois nos debruçamos sobre a preparação do chuchu para o almoço.

Hoje, foi mais uma vez que nós nos amamos mais.

Comer chuchu com... o acompanhamento é outro segredo importantíssimo.




Ela dá como chuchu na cerca – diz-se da mulher ninfomaníaca, as belas senhoras dadivosas na sabedoria da roça. 

Veja, quanta sabedoria e quanta beleza neste alimento tradicional das famílias em todas as épocas e em todos os cantos do mundo. 

Com certeza, onde não tem chuchu tem amor de sobra, também. 

E tem belas mulheres.