segunda-feira, 29 de maio de 2017

A OUTRA POESIA




Resultado de imagem para Beija flor




Você é o poeta



Pedro A. Toledano











“Escreve-se por necessidade...”
Cioran






Também se faz poesia por necessidade. 

Escrevi, fiz poesia não só por necessidade, só para sobreviver. 

Uma necessidade especial, fundamental...

Poesia...

O que é poesia?

O que é a poesia pura palavra, enfim?

Quem são os poetas?

Poetas são aqueles que precisam, necessitam da poesia para viver.

Têm a poesia como alimento também.

(Tem o outro - destino da poesia)

Acredito porque os conheci, conheci os poetas, poetas profissionais, os poetas de todos os dias, com a obrigação e o compromisso, com a maior seriedade, de fazer poesias todos os dias, e as fazia em profusão, acho que eles seriam capazes de fazer quilômetros de poemas, sem grande perturbação, escrevendo palavras lindas e coisas bonitas como um vulcão em permanente erupção.

Um permanente Homero.

Sei e conheci também poetas que foram grandes poetas, um dia, um ano, alguns anos e que são saudosos, conscientemente saudosos, deste dia, daqueles anos de que sabem o que aconteceu com eles – efêmeros famosos.

Homeros! Nem todos.

Conheci também poetas que, conscientes deste seu único tempo de poetas, desesperaram-se e perderam-se na vida, consciente de que jamais conseguiriam recuperar aquele dia ou aqueles dias. Perderam-se na vida, esgueiraram-se ora orgulhosos, ora confusos, ora desesperados, sempre suicidas, matavam-se todos os dias. Tinham profunda consciência de que tudo terminou, que jamais trariam de volta aquele ser serpoeta e, algumas vezes, aquele tempo.

Foi poeta. Um tempo, mais nada.

Conheci também poetas que se contentavam em encontrar-se com a poesia, a que saia dos homens, como a que saía do momento, como a que saía das coisas, poetas que desenvolveram a beleza da percepção, percepção sempre refinada, apurada, onde a capacidade de compreender atingiu a maior e a mais suprema beleza, capaz de ver, ouvir, ler, tocar e sentir em tudo a explosão da poesia. 

A poesia não saí deles, eles não produzem poesia... são os poetas da percepção e são os nossos melhores poetas, são os poetas completos.

(O outro - destino da poesia)

Sem eles não existe a própria poesia, jamais existirão os poetas.

Capazes de ver a beleza no voo do beija flor e na gota d´água.

(O outro - quando a poesia se faz poesia)