quinta-feira, 22 de junho de 2017

AS MARGENS POSSÍVEIS





Resultado de imagem para praias de Macapá




Até a mulher, o rio e o amor



Ari Constante Soares





-         Senti que minha pele se tornou um musgo 

tenso e nervoso

desses que vivem junto às poças

Eu próprio uma parede sombria




Para se chegar até mim seria preciso 

deixar o sol

penetrar a umidade

Quem me ama faz analogias 

com um vestido de tafetá

Meu presente da natal para ela





- Eu um lugar no mundo

preciso e identificado

habitante de um espaço

e o próprio espaço habitado


Espaço animado e sombrio

triste e vagabundo, alegre e sem brios

vieram me dialogar, numerar

distribuir-me perigosos para todo o país




Quais são as suas propriedades?

Tudo porque sou um dos poucos



- Senti e percebi ao tocar-me: 

o sol saia de mim

Meu corpo perdido, sem espaço, 

era luz-objetivo



Eu iria chegar até aquele milharal,

fazê-lo brotar

Restar-me como energia do milho



-         Percebi muito mais

Por exemplo, vi por trás

de um sorriso

a grande tristeza bronzeada




-         Veio o mar bater na parede da casa

em que durmo. Atreveu-se a aproximar-se

da minha rede, levantei e dei-lhe um

chutão.






O covarde com medo correu

juntou-se aos outros mares.

Com medo do medo do mar,

apanhei minha rede e fui

estender-me mais distante.




Vejamos agora.






-         Deixei a toalha secando na areia,

o mar levou

Deixei a menina queimando na areia

... não, não foi o mar quem levou

(Sem que foi)





Deixei meus sonhos amontoados 

na barraca na areia

 brisa levou, sonho por sonho, 

grão por grão



-         Praia de Macapá

pequenininha

Do tamanho, não maior,

da babaca de Graça



-         No meio do rio

a maresia

joga para o alto

joga para o alto

a canoa/ a gente




de repente a canoa da frente

se alia ao rio, traiçoeira, e

joga para o alto

joga gente para o alto

joga para dentro do rio





Pressa, gritos,

braçadas,

tirem da água

a mulher aflita

e o filho morto

preso no abraço

amoroso e pavoroso



Sobem a mulher e o desespero



Até hoje não sei

se a mulher chorou

se eu chorei

se todos choraram

a mulher olhou infinitamente para o rio

(mergulhou em outras margens)